O Liverpool igualou o recorde do Manchester United de 20 campeonatos da primeira divisão. A questão agora é qual o clube com o histórico mais impressionante?
Após a vitória sobre o Tottenham Hotspur na 34ª jornada da Premier League, a 27 de abril, o Liverpool atingiu a marca dos 68 títulos importantes e menores da história. Curiosamente, o Manchester United também conquistou 68 troféus diferentes.
Argumentativo
A diferença entre os 68 títulos das duas equipas neste momento está na Community Shield. Muitas pessoas acham que o Community Shield não é um título grande e não deve ser contabilizado na lista de conquistas.
Na verdade, em Inglaterra, muitos adeptos ainda veem a Community Shield apenas como um torneio amigável de pré-época. Na antiga base de treinos do Liverpool em Melwood, o Community Shield não foi listado juntamente com outros troféus na tabela de classificação. Aplicando este cálculo, o Liverpool supera atualmente o Man Utd em 4 títulos, com 51 troféus contra 47 do seu adversário.
O Liverpool tem razões para não levar a Community Shield a sério. A Associação Inglesa de Futebol (FA) trata a Community Shield como algo semelhante a um jogo amigável, uma vez que os jogadores que recebem cartões amarelos e vermelhos nestes jogos não são suspensos da Premier League e de outros jogos nacionais.
Isto é completamente diferente da FA Cup ou da Carabao Cup, onde as penalizações impostas nestes torneios também se aplicam à Premier League. Mais notável é a inconsistência nos critérios de qualificação do Community Shield.
Desde 1974 que o torneio é realizado em Wembley entre os campeões da primeira divisão e da Taça de Inglaterra. Anteriormente, este era um torneio com a participação de equipas convidadas. Os 7 títulos do Community Shield do Manchester United e os 3 do Liverpool vieram desse período, que foi mais como um amigável. Desde que a FA alterou as regras para permitir que o vencedor da Taça de Inglaterra jogue contra o vencedor da Premier League, o Community Shield ganhou mais importância.
Taxa de sucesso
É claro que a Community Shield é apenas uma pequena imagem no aceso debate entre os adeptos do MU e do Liverpool sobre o título de “a melhor equipa de futebol de Inglaterra” da atualidade. Os adeptos do Liverpool podem orgulhar-se de que, dos 68 troféus conquistados na sua história, 6 deles tenham sido provenientes da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, a maior conquista da Inglaterra.
Na Taça UEFA/Liga Europa da UEFA, o Liverpool também venceu por 3 vezes. O MU apenas venceu a Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões por 3 vezes e a Taça UEFA/Liga da Europa da UEFA por 2 vezes. Se os “Diabos Vermelhos” de Manchester vencerem a Liga Europa esta época, poderão conquistar um total de 69 títulos, mais do que o Liverpool.
O Liverpool venceu o campeonato inglês por 20 vezes.
A maior razão para os adeptos do MU se orgulharem é que a sua equipa domina o número de títulos na Premier League e na Europa desde o início do século XXI. Desde 2000, MU e Liverpool venceram a Liga dos Campeões uma vez cada, mas a equipa de Old Trafford venceu a Liga Europa uma vez.
Quando a Premier League foi lançada em 1992, o Liverpool liderava o Manchester United por 18 títulos de campeão inglês. Mas graças ao sucesso sem precedentes sob o comando de Sir Alex Ferguson, a dobradinha da Premier League e da Community Shield em 2010/11 ajudou o Man Utd a subir de divisão pela primeira vez desde a década de 1970.
No entanto, os tempos mudaram. Desde que Sir Alex se retirou em 2012, o Liverpool conquistou mais 2 títulos de campeão inglês, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça de Inglaterra e 2 Taças da Liga Inglesa, consolidando a sua posição na história do futebol inglês.
Pelo contrário, o MU está em crise profunda e aquilo de que os seus fãs se podem orgulhar é apenas da glória do passado.