O Manchester United está a chocar o mundo do futebol ao estar disposto a ouvir ofertas de apenas 30 milhões de libras por Rasmus Hojlund, o avançado que gastou mais do dobro desse valor para trazer da Atalanta no verão de 2023.

Especificamente, os “Diabos Vermelhos” tiveram de gastar inicialmente 64 milhões de libras, mais 8 milhões de libras em taxas adicionais, para conseguir a assinatura do avançado dinamarquês, mas agora têm de aceitar uma “perda” profunda depois de apenas uma temporada a jogar abaixo das expectativas.
Apesar de se esperar que seja o principal avançado, Hojlund marcou apenas 24 golos em 88 jogos em todas as competições pelo Man Utd, incluindo 13 golos na Premier League em 58 jogos. Esta estatística não é claramente compatível com a enorme quantidade de dinheiro que a equipa de Old Trafford investiu. No entanto, de acordo com o selecionador Ruben Amorim, Hojlund não é o único responsável pela perda de força no ataque do Man Utd — em parte devido a um sistema de jogo ineficaz.
O jornal The Guardian disse que o Man Utd está a planear reconstruir urgentemente o plantel e não tem medo de sacrificar nomes que já foram considerados “o futuro da equipa”. A reavaliação de Hojlund em apenas 30 milhões de libras — menos de metade do seu preço original — é uma prova desta mudança drástica. Entretanto, os Red Devils estão a aproximar-se de uma troca por Matheus Cunha, dos Wolves, acionando a sua cláusula de libertação de 62,5 milhões de libras.
Não só Hojlund, uma série de outros nomes como Marcus Rashford, Jadon Sancho e Antony também estão a ser colocados na lista de liquidação para angariar fundos. O United espera vender Rashford por pelo menos 40 milhões de libras, enquanto Sancho está avaliado em cerca de 20 milhões de libras. Caso o Chelsea queira desistir do negócio para comprar Sancho, terá de pagar 5 milhões de libras para cancelar o contrato. Quanto a Antony, após um período impressionante de empréstimo no Real Betis, o United espera recuperar cerca de 30 milhões de libras se for vendido permanentemente – dinheiro que pode ser reinvestido imediatamente na nova equipa.
De referir que a possibilidade de Hojlund regressar à Serie A também está a ser considerada uma opção razoável de “salvação” na carreira do avançado de 22 anos. A Juventus já tinha mantido conversações iniciais sobre a sua contratação e, agora que o preço baixou, a hipótese de uma reunião na Serie A tornou-se mais realista.
No contexto em que o Man Utd corre o risco de perder o seu lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada, vender estrelas decepcionantes é considerado um passo necessário para garantir recursos financeiros. A sua única hipótese de se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima época é vencer a Liga Europa – uma tarefa nada fácil.