O calendário de jogos beneficiará o United caso tanto eles como o Tottenham cheguem à final da segunda divisão europeia desta temporada.
Enquanto o Manchester United garantiu uma convincente vitória por 3-0 fora de casa sobre o Athletic Club, os Spurs também venceram o Bodo/Glimt por uma margem confortável, abrindo a perspetiva de uma final totalmente inglesa no Estádio San Mames, em Bilbau, a 22 de maio. No entanto, os jogos da Premier League para a ronda final antes da final estão a causar controvérsia.
Assim, o Manchester United visitará o Chelsea à noite (17 de maio, hora de Londres), enquanto os Spurs viajarão para Villa Park para defrontar o Aston Villa na tarde de domingo (19 de maio, hora de Londres). O intervalo de 42 horas entre os dois jogos dá à equipa de Ruben Amorim uma vantagem significativa em termos de preparação física e tempo de preparação, o que os adeptos do Tottenham consideram “descaradamente injusto”.
Para além do fator tempo de recuperação, alguns adeptos também destacaram a vantagem de jogar em casa, uma vez que o United jogou em San Mames no primeiro jogo da meia-final, o que os torna mais familiarizados com o campo do que os seus adversários, uma vez que os Spurs nunca jogaram lá antes.
No entanto, algumas pessoas acham que a controvérsia é desnecessária, uma vez que ambas as equipas já não têm golos na Premier League. Isto poderá ajudar ambos os treinadores a rodar completamente os seus plantéis, concentrando-se na Liga Europa — uma hipótese de salvar uma má temporada.
