O Manchester United ainda corre o risco de ser banido da Liga dos Campeões, mesmo que derrote o Tottenham e ganhe a Liga Europa.
Os ‘Red Devils’ estão a ter uma má temporada sem precedentes, terminando apenas em 16º lugar na tabela da Premier League após 36 jornadas.

A equipa de Old Trafford conquistou apenas 39 pontos, tendo falhado 17 jogos do campeonato esta temporada. A última vez que perderam tantos pontos foi há 51 anos e foram despromovidos.
Felizmente, apesar do desempenho e dos maus resultados “indesculpáveis”, a equipa qualificou-se para a final da Liga Europa, frente ao Tottenham. A partida entre os dois representantes ingleses terá lugar às 2h da manhã do dia 22 de maio (hora de Hanói) em Bilbau, Espanha.
A lei estipula que o campeão da Liga Europa se qualificará automaticamente para a Liga dos Campeões na próxima temporada. No entanto, mesmo que derrote o Tottenham na final em San Mamés, a 21 de maio, o Man Utd ainda corre o risco de ser banido do mais prestigiado torneio de clubes da Europa.
A UEFA tem também uma regra que diz que quando duas equipas têm o mesmo proprietário ou são controladas pelo mesmo indivíduo, não poderão participar em torneios continentais em conjunto.
O Nice está atualmente em 4º lugar na Ligue 1 e tem boas hipóteses de se qualificar para a Liga dos Campeões. Se o Manchester United vencer a Liga Europa e o Nice se mantiver na mesma posição, ambas as equipas qualificar-se-ão para a Liga dos Campeões da próxima temporada.
Embora a UEFA tenha flexibilizado as regulamentações desde o ano passado para se adaptar à tendência das corporações possuírem muitos clubes na Europa, como no caso do Man City e do Girona, ambos participantes na Liga dos Campeões. Para ser aprovado, cada caso deve passar por um processo de avaliação separado.
Anteriormente, o Man Utd não conseguiu recrutar o defesa Jean-Clair Todibo do Nice devido a preocupações com conflitos de interesses. Isto mostra que a UEFA pode aplicar medidas fortes caso detecte sinais de violação das regras de propriedade.
Para evitar o risco de um dos dois clubes ser banido, o bilionário Sir Jim Ratcliffe está a considerar vender algumas das suas ações no Nice para reduzir a sua influência. Além disso, também pode ajustar a estrutura de liderança no Man Utd ou no Nice para garantir que ambas as equipas operam de forma independente, e não sob gestão conjunta.
“Nenhum indivíduo pode, direta ou indiretamente, gerir, controlar ou influenciar o desempenho desportivo de mais do que um clube participante em competições europeias”, declarou a UEFA.
Por conseguinte, comprovar a independência operacional será um fator-chave para que o Man Utd e o Nice, quando ambos reunirem as condições acima referidas, ainda possam participar na Liga dos Campeões 2025-2026.