
O antigo jogador do Arsenal Emmanuel Petit criticou a possibilidade do Manchester United ou do Tottenham Hotspur se qualificarem para a Liga dos Campeões da próxima época, vencendo a Liga Europa. Disse que era “injusto” para as equipas que trabalharam arduamente durante toda a época nos campeonatos nacionais.
MU e Tottenham surgem como os dois mais brilhantes candidatos ao título da Liga Europa 2024/25, depois de vitórias impressionantes no primeiro jogo das meias-finais. A equipa de Manchester derrotou o Athletic Bilbao pelo resultado de diferença precisamente no campo do San Mamés, uma vez que jogou com mais um jogador na primeira parte. Entretanto, o Tottenham aproveitou o fator casa para vencer o representante norueguês Bodo Glimt pelo resultado de 3-1, criando uma grande vantagem antes do jogo da segunda mão.
Ambas as equipas inglesas estão a ter uma temporada nacional decepcionante. O Manchester United está atualmente em 15º lugar na tabela da Premier League – uma posição que muitos consideram “inaceitável” para uma equipa que venceu a Liga dos Campeões por três vezes. O Tottenham, embora um pouco melhor, ainda está um pouco acima dos red devils e não tem pontos suficientes para competir por um lugar no Top 4 — área que se qualifica diretamente para a Liga dos Campeões.
Perante a perspectiva de ficar de mãos a abanar na Premier League, a Liga Europa está a tornar-se a última “tábua de salvação” para MU e Spurs. No entanto, Emmanuel Petit acredita que não é razoável que qualquer uma das equipas se qualifique para a Liga dos Campeões apenas vencendo na segunda divisão europeia, especialmente quando ambas apresentaram um fraco desempenho nas suas ligas nacionais.
Falando no FastSlots, Petit partilhou abertamente:
Tottenham e Manchester United têm hipóteses de recuperar de uma época terrível, mas será que merecem jogar a Liga dos Campeões na próxima época? De maneira nenhuma. Nenhuma destas equipas merece estar entre os clubes participantes no mais prestigiado torneio da Europa.
Acrescentou ainda que teve muita sorte em ver o MU superar o Lyon nos quartos de final, porque, segundo ele, fizeram um jogo decepcionante e deveriam ter sido eliminados mais cedo. No Tottenham, apesar de alguns momentos explosivos, Petit ainda não tem grandes expectativas sobre a capacidade da equipa para fazer a diferença.
Desejo boa sorte ao United contra o Bilbau, mas, olhando para o jogo com o Lyon, deveriam ter sido eliminados. O Tottenham pode surpreender, mas não espero nada deles nem do United esta época. Sinceramente, se algum destes dois clubes ganhar a Liga Europa, acho injusto. Não é assim que a Liga dos Campeões deve escolher os seus representantes. – salientou Petit.
As críticas de Petit reacenderam mais uma vez um debate interminável: será que vencer a Liga Europa deve ser visto como um “atalho” para a Liga dos Campeões? Para pessoas como Petit, isto não só retira o valor de competir no principal torneio do continente, como também “recompensa” involuntariamente as equipas que falham no seu próprio cenário nacional.